Já há algum tempo, a saúde no campo é identificada como um dos maiores desafios do setor de saúde brasileiro. As indicações referentes a populações do meio rural são alarmantes, já que há diferenças significativas em relação à assistência médica, medicamentos, equipamentos, recursos humanos e outros serviços disponíveis.
A fim de minimizar o abismo entre a saúde urbana e a saúde rural, a Secretaria de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil liderou iniciativas para levar a assistência médica adequada para as populações do meio rural. No entanto, estas iniciativas ainda não conseguiram cobrir todas as áreas remotas onde a saúde ainda nem chegou.
Serviços Móveis de Saúde: O Futuro
Uma das melhores práticas para facilitar o acesso à saúde fora das áreas convencionais é o uso de serviços móveis de saúde. Esta iniciativa envolve a instalação de unidades de saúde semi-autônomas, frequentemente conhecidas como ‘unidades volantes’, nas áreas mais remotas.
Através destas unidades, são realizadas consultas médicas, exames, vacinas e prestação de serviços médicos. Estes serviços ajudam a reduzir a inadimplência dos serviços médicos nos locais de maior vulnerabilidade. Uma vez que estes serviços móveis oferecem assistência médica e serviços em todas as áreas remotas, eles são considerados altamente eficazes para melhorar o acesso aos serviços de saúde para as populações de baixa renda e remotas.
Além do uso de serviços móveis de saúde, também estão sendo desenvolvidas iniciativas de conscientização para levar a saúde aos produtores, proprietários e trabalhadores do campo. No entanto, ainda são necessários mais esforços para levar as melhorias da saúde do meio urbano ao meio rural.
Estas são algumas das principais abordagens para melhorar a saúde no campo. No entanto, ainda existem muitos desafios, desenvolvimentos e melhorias a serem realizados. Para acompanhar mais atualizações, notícias e comentários relacionados a estes temas, inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as últimas atualizações em nosso site.