Publicidade
Publicidade

Saúde no Campo: desenvolvimentos e perspectivas

Foto/Imagem: Foto : Group Publishing

Saúde no Campo: desenvolvimentos e perspectivas

A garantia de acesso à saúde em áreas rurais é um desafio considerável para a população brasileira, acreditando-se que aproximadamente 42% da população residente em regiões rurais estejam desassistidas de algum tipo de assistência médica ou serviços básicos relacionados à saúde. Por conta disso, iniciativas governamentais voltadas à melhoria da qualidade de vida no Campo têm se desenvolvido com destaque nos últimos tempos.

Programas de Saúde: foco na prevenção

Atualmente, programas globais de saúde implícitos em diretivas do Ministério da Saúde têm buscado otimizar a assistência médica primária a áreas de vulnerabilidade classificadas, em que o acesso à saúde é limitado. Estes incluem planos de saúde assistencial (PSA) voltados a potencializar ações voltadas à prevenção, como consultas, vacinação e exames preventivos para pessoas em quadros de vulnerabilidade socioeconômica. Estas iniciativas demonstram o comprometimento das autoridades em otimizar o atendimento propiciado a regiões distantes das cidades principais.

Investimentos na Infraestrutura: especialização e modernização

Uma outra medida adotada pelo Ministério da Saúde tem sido a alocação de recursos em infraestrutura de unidades de saúde. Estes incluem investimentos na especialização de serviços prestados a hospitais e unidades de saúde, incluindo diagnósticos por imagem e modernização do acervo disponível em unidades localizadas em regiões mais distantes das capitais. Nesse sentido, grandes avanços têm sido difundidos pela mídia tais como a inauguração do Hospital Regional de Assis – primeira unidade brasileira a oferecer serviços de hemodiálise aos pacientes de região agrícola.

Perspectivas Futuras: necessidade de compromisso

Enquanto planejamentos governamentais têm demonstrado empenho em oferecer acesso à saúde para regiões remotas de maneira justa e eficiente, os graves desafios socioeconômicos, logísticos e de infraestrutura ainda precisam ser superados para que estes avanços sejam disponibilizados em condições ótimas aos moradores dessas áreas. Por conta disso, é necessário contar a contexto decisivo de governos e autoridades envolvidas para que a garantia de saúde às regiões rurais seja efetivada de maneira impecável.

Saúde no Campo é um tema que tem despertado discussões quanto à melhoria da qualidade de vida da população residente nestas áreas, portanto o seu acompanhamento é tão importante quanto informativo. Para mais conteúdos e atualizações relacionados ao tema, inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe designers no nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.